Surf Trip à Madeira...com a Calhau Surf School
Posted: 15 May 2024
Saudades de fazer uma surf trip? Conhecer novas praias, novas paisagens, aproveitar para provar novas especialidades?
O Rodolfo, dono e instrutor de surf na Calhau Surf School, em Porto da Cruz (Madeira), tirou um momento para nos apresentar um destino paradisíaco para amantes de ondas.
Fala-nos sobre o Surf na Madeira, quais as atividades a não perder e os pratos típicos a não deixar de comer!
Sabe mais sobre como organizares uma surf trip à Madeira com a Calhau Surf School na entrevista completa que se segue.
ASI - "Fale-nos um pouco mais sobre a Madeira, porque é um destino de surf?"
Rodolfo - "A Madeira foi descoberta por surfistas na década de 80, início de 90, altura esta em que começaram a sair reportagens sobre o destino. Embora já se fizesse surf na Madeira, desde então, foi dado a conhecer ao mundo um novo destino para o surf. Acontece que esse destino, nessa altura, da forma como foi relatado, era um destino para ondas grandes, com entradas e saídas perigosas (o que não deixa de ser verdade), com ondas de qualidade mundial. E num curto espaço. Temos a zona Oeste, com 3 ondas de classe mundial, Paul do Mar, Ponta Pequena e Jardim do Mar. Depois na costa Noroeste, as Contreiras, a Ribeira da Janela e outros picos que foram mais tarde dados a conhecer, como a Achadas da Cruz e, agora mais recentemente, a Ponta do Pargo.
"Mas havia uma zona, na Costa Noroeste, que não era conhecida pela maior parte dos surfistas. É nesta zona que se pode praticar surf para níveis de iniciação e intermédios. Lá temos praias de areia preta, com boas condições praticamente todo o ano, raramente está flat no Verão, a temperatura da água agora está nos 26º graus, existe pouco crowd ainda… mas já existem uma série de escolas e hotéis que proporcionam bons serviços a quem procura lá ficar e estar.
"Em suma, a Madeira é um sítio bastante atraente, pois as temperaturas durante o ano são sempre amenas, bem como a temperatura da água. Como estamos na Europa, é também fácil nos deslocarmos em poucas horas para chegarmos a este destino paradisíaco.
"Este ano assistimos um boom no surf, uma grande procura, uma vez que os destinos mais longínquos estavam praticamente inacessíveis por causa do Covid. A Madeira sempre conseguiu manter os seus níveis de Covid baixos (número de infeções), graças aos testes no aeroporto, e a população já está praticamente toda vacinada… Portanto, torna-se um destino seguro, para além de não ser um destino muito caro. A vida quotidiana, a comida, as estadias, é tudo acessível. Outro ponto positivo é que também não ficamos com jet lag, comparativamente a outros destinos de surf mais longínquos."
ASI - "Qual é a melhor época do ano para visitar a Madeira e surfar lá?"
Rodolfo - "A melhor altura do ano é quando quiserem vir!
"Porque qualquer altura é boa, há sempre um extra para além das boas condições para surf todos os meses. A Madeira tem muitos acontecimentos culturais e gastronómicos durante todo o ano, as clássicas “levadas” e as “veredas”, bem como a sua natureza que proporciona outras atividades ao ar livre, como parapente, canyoning, snorkeling, whale watching.
"Mas o surf de facto é o número 1. Como a Madeira se localiza no hemisfério Norte, as ondas são maiores no Inverno, mas em qualquer altura do ano podemos encontrar um spot mais propício para o nosso nível de surf, seja principiante, intermédio ou avançado. Uma vez que estamos numa ilha, basta andar à volta para nos escondermos do swell, ou para encontrarmos ondas maiores.
"Portanto, a qualquer altura, venham!"
ASI - "Onde podemos encontrar a Calhau Surf School? Temos boas praias e boas ondas lá?"
Rodolfo - "Nós temos duas escolas, a Calhau Surf School, que trabalha há mais de 12 anos, e a Ohana Surf School, um projeto recente, com cerca de 2 anos, onde se pretende criar um produto mais direcionado para as famílias e para os mais inexperientes. Ambas estão localizadas no Porto da Cruz, a surf city da Madeira, onde estão concentradas as melhores ondas para iniciação.
ASI - "Como podemos reservar uma viagem de surf com vocês?"
Rodolfo - "Para reservar uma viagem connosco e uma estadia é muito fácil.
"Nós temos um hotel, o Vila Bela Hotel, e uma guest house, a Nature Madeira Guest House.
"Para se fazer uma marcação basta ir ao website www.madeiracalhausurfschool.com e escolher como fazê-lo: seja por marcação online, ou contactar via Whatsapp, mensagem, email… é só procurar a nossa disponibilidade.
"Temos pacotes de surf que se ajustam às necessidades dos interessados, como 7 noites com PA, num quarto privativo e 5 lições de surf, ou apenas 3 noites e 2 lições.
"O nosso Hotel Vila Bela situa-se mesmo junto ao mar, a 5 metros da frente mar, e realmente podemos desfrutar bastante do espaço e da zona do Porto, oferecendo ainda uma agradável esplanada junto ao mar.
"Quem fica na Guest House também pode usufruir das ofertas do Hotel, como por exemplo o Restaurante Vila Bela.
"De maneira que é mesmo ter um pacote completo – dormir, comer, surfar e repetir."
ASI - "O que podemos visitar na Madeira?"
Rodolfo - "Há tanta coisa para visitar na Madeira… uma semana de certeza que não chega! Mas será suficiente para termos uma ideia.
"Para além do surf, há mais oferta em termos de desportos radicais ou outros desportos, o canyoning, o paragliding, o coastering, avistar baleias e golfinhos, descer nas levadas (que com estas paisagens espetaculares, é de cortar a respiração).
"A Madeira é realmente uma ilha repleta de paisagens verdejantes que, devido ao seu relevo, proporciona uma vista quase de terceira dimensão.
"A não perder: experienciar o nascer e o pôr-do-sol!"
ASI - "E quanto à gastronomia tradicional da Madeira?"
Rodolfo - "Quanto à gastronomia tradicional, tenho de começar por falar da bebida, A PONCHA!!
"A Poncha de facto é uma bebida especial. Bebida típica da região, feita a partir de aguardente de cana, mel e limão, todos os que vêm visitar a Madeira e provam esta bebida adoram. É bastante relaxante beber um copo de Poncha depois de um dia de surf.
"Não tão famosa, mas igualmente diferente, temos também a bebida Niquita, feita de gelado, açúcar, rodelas de ananás e uma bebida alcoólica, como o vinho branco e/ou a cerveja branca, sendo tudo bem misturado até ficar cremoso.
"A nível de comida, é de destacar o Bolo do Caco, as Lapas, o Espada com Banana, o Atum fresco, a Sandes de Gaiado, a Espetada em Pau de Louro… enfim, há uma rica gastronomia local que, de facto, atrai e é diversa do continente. Podem provar todas estas iguarias no nosso Restaurante Vila Bela, que tem uma cozinha com produtos frescos e naturais, provenientes de um conjunto de fornecedores locais que trabalham numa agricultura orgânica e livre de produtos químicos.
"Já sabem, no final de um dia de surf, é aqui que podem restabelecer energias para a surfada seguinte!"